terça-feira, 22 de outubro de 2013

Bloqueio de ductos lactíferos

PROBLEMA QUE PODE OCORRER DURANTE A AMAMENTAÇÃO:

BLOQUEIO DE DUCTOS LACTÍFEROS

O bloqueio de ductos lactíferos ocorre quando o leite produzido em uma determinada área da mama, por alguma razão, não é drenado adequadamente, ou quando há superprodução de leite. Isso ocorre quando as mamadas são infrequentes ou a criança não está conseguindo retirar o leite da mama de forma eficiente (má pega), quando existe pressão local como, por exemplo, um sutiã muito apertado, uso de conhas, ou ainda, quando há obstrução de poro de saída de leite. Pode acontecer, também, de um ducto ser bloqueado por leite muito espesso.
O bloqueio manifesta-se pela presença de nódulo mamário localizado, sensível, de margens bem definidas, em uma das mamas, quando o ducto está próximo à pele. Costuma haver dor, calor e eritema na área comprometida, não acompanhados de febre.

O tratamento dessa condição é mandatório, para que não evolua para mastite. Para desbloquear um ducto bloqueado, recomenda-se:
Mamadas frequentes.
Utilização de distintas posições para amamentar, oferecendo primeiramente a mama afetada, com o queixo do bebê direcionado para a área afetada, o que facilita a retirado do leite da área comprometida.
M

assagens suaves na região atingida, na direção do mamilo, antes e durante as mamadas.
Ordenha da mama, manual ou com bomba de extração de leite, caso a criança não esteja conseguindo esvaziá-la.
Remoção do ponto esbranquiçado na ponta do mamilo, caso esteja presente, esfregando-o com uma toalha ou utilizando uma agulha esterilizada.

Fonte: Duncan, 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário