domingo, 22 de setembro de 2013

 Mamas “Empedradas”  é um fenômeno temporário e desconfortável do inicio da amamentação.

Amamentar é bom para o bebê.Mas no início não é nada parecido com a delicadeza divulgada pelos filmes da tevê e do cinema. Mas, com boa dose de paciência, tolerância, amor, apoio e técnica, acredite: você consegue virar esse jogo.
Os especialistas dizem que são raros os casos em que há incapacidade biológica de a mulher amamentar. Porém as pesquisas indicam que mais da metade das mães deixam de dar o peito até o final do primeiro mês. Dentre os vários terrores relacionados à amamentação, o ingurgitamento do leite é muito citado pela ala feminina.
A dor nas mamas podem ser causada por ductos obstruídos, pequenos nódulos (acúmulo de leite), dificuldade para a pega correta do bebê, devido ao acúmulo de leite, podendo apresentar febre. A explicação é simples: alta produção e baixo consumo do leite materno.
Para haver equilíbrio e sucesso nesse processo, o segredo é amamentar. “Oferecer o peito com frequência é o ponto principal, seguido de massagem e ordenha manual para evitar o acúmulo de leite.
Para evitar problemas mais sérios, como a mastite que é a complicação do ingurgitamento, um ponto relevante é fugir dos palpites e das receitinhas caseiras e sim procurar uma consultora para fazer uma avaliação.
Uma das contra indicações é não fazer compressas com  água quente e associar à bomba manual.Esse procedimento aumenta a produção de leite e pode provoca uma piora na evolução do ingurgitamento mamário.
Uma dica profissional: ao final de cada mamada realizar um autoexame das mamas em busca dos nódulos de leite e caso necessário massagear e ordenhar para extrair o leite que restou. A técnica de ordenha consiste em posicionar os dedos indicador e polegar em forma de “C” no final da região areolar e realizar movimentos rítmicos.
E qualquer dúvida entre em contato com uma consultora em amamentação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário